sexta-feira, 6 de junho de 2014

Introdução a Programação

Programar é basicamente descrever como realizar alguma ação, programar computadores é então, descrever de uma forma que o computador possa entender e executar a ação descrita.

Normalmente as descrições das ações são semelhantes ao que chamamos de algoritmos, que é algo que estamos mais acostumados do que imaginamos. Quando pensamos em uma sequencia de ações para realizar alguma coisa, é basicamente um algoritmo. Por exemplo para fazer café:

  • Colocar o filtro na cafeteira
  • Colocar água na cafeteira
  • Colocar pó de café, uma colher a cada duas xícaras de água
  • Ligar a cafeteira
  • Aguardar


Um outro exemplo poderia ser uma receita qualquer, onde são descritos os ingredientes necessários e em seguida há um texto quase que um passo a passo, descrevendo uma sequencia de operações que devem ser seguidas para realizar a receita. No caso da receita uma pessoa descreveu para outra pessoa como realizar alguma coisa, já na programação de computadores é uma pessoa descrevendo para um computador.

Para uma pessoa descrever algo para outra pessoa ou simplesmente conversar, é necessário que elas entendam o que cada uma diz, para isso existem as linguagens, como no nosso caso o português e muitas outras, com os computadores assim como com as pessoas existem diversas linguagens.

Hoje pretendo utilizar a linguagem Python, escolhi essa linguagem por ser uma linguagem bem simples para exemplos pequenos e ser de fácil instalação, para quem não quiser instalar nada, também é possível testar os códigos em Python no site codepad.

Vou iniciar com um exemplo bem simples e clássico, um programa que escreve na tela “Hello World”.


print "Hello World"


Neste simples exemplo, utilizamos praticamente duas coisas, um comando de computador para escrever (print) e o texto que gostaríamos de escrever (Hello World). As aspas duplas são utilizadas justamente para o computador conseguir diferenciar o que é um comando, do que é texto.

Vamos então para um outro exemplo, a maioria das linguagens de computador conseguem facilmente representar operações matemáticas, como será demonstrado no próximo exemplo.


print 3 + 5
print 7 - 11
print 3 * 5
print 15 / 3


Neste exemplo o que será impresso na tela será o resultado das operações matemáticas e não as próprias operações, como as operações não estão entre aspas duplas o computador irá entender as operações como comandos e não como texto. No exemplo abaixo é impresso as operações, pois elas estão entre aspas duplas sendo consideradas textos e não comandos.


print "3 + 5"
print "7 - 11"
print "3 * 5"
print "15 / 3"


Para finalizar por hoje será feito um programa que imprime algumas operações e seus resultados.


print "3 + 5 =",3+5
print "7 - 11 =",7-11
print "3 * 5 =",3*5
print "15 / 3 =",15/3


Agora o comando “print” imprime duas coisas por vez, o texto entre aspas e o resultado da operação, um detalhe importante é a utilização da vírgula realizando uma separação. Assim como no português, que utilizamos vírgulas para separar algumas palavras dentro de uma sequencia de palavras (café, açúcar, caneca) a linguagem Python adotou uma notação semelhante.

Espero que com isso seja possível ter um pouco de entendimento do que é programação. Para programar computadores é simplesmente necessário saber descrever o que deseja ser realizado utilizando uma linguagem apropriada.

Para qualquer dúvida faça um comentário, assim posso tentar esclarecer essa dúvida e melhorar o post para que outros possam entender melhor. E se você é iniciante de programação, ou está começando a aprender agora faça um comentário, isso ajudará a incentivar continuações para essa introdução.

Obrigado!

Próxima parte...

Nenhum comentário :

Postar um comentário